segunda-feira, 28 de junho de 2010

black jack


Black Jack (em japonês: ブラック・ジャック, Burakku Jakku, Black Jack?) é um mangá de Osamu Tezuka protagonizado pelo Doutor Black Jack. Sua publicação durou de 1973 até 1983, sendo o trabalho mais longo de Tezuka. Foi também sua obra mais pessoal, pois nela colocou todo o seu conhecimento acadêmico, uma vez que era formado em medicina, embora nunca tendo exercido a profissão.

Na década de 90, o mangá recebeu adaptações para a TV, na forma de 10 OVAs, sendo lançado um filme em 1996. Posteriormente, em 2001, recebeu uma nova adaptação, na forma de animê, com três temporadas e 63 episódios, durando até 2006. Nesse período também foi feito um novo filme: Black Jack: Dois médicos da escuridão (Black Jack: Futari no Kuroi Isha, no original). Após o primeiro animê, houve a criação de um novo, Black Jack 21, que foi inciado e finalizado em 2006. Nessa nova série, Black Jack é perseguido por uma misteriosa organização que busca sua morte. Assim, ele viaja pelo mundo tentando descobrir os objetivos dessa organização.

O mangá conta a história de Black Jack, um médico que trabalha sem licença e cobra preços exorbitantes por seus tratamentos — por isso acaba tendo problemas com a polícia em alguns casos, mas ainda assim mantendo grande reputação entre seus colegas. Normalmente trata de casos que não são excepcionais, mas complicados, apesar de serem comuns. Seus métodos são desconhecidos e quase sobrenaturais, motivo pelo qual Black Jack é algumas vezes referido como “o cirurgião do impossível”.
O médico em geral se mostra apático, aspecto intensificado pela grande cicatriz que cruza seu rosto e que o divide em duas partes de tons diferentes. Black Jack vive em uma casa de frente para o mar junto com Pinoko, uma garota que aparenta pouca idade e que também guarda segredos relacionados à sobrenaturalidade de seu amado protetor.

Um comentário: